quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Escrever para Vir a Ser


"Determinação é não dar fim ao movimento em frente. Defrontando-se com a resistência dos outros e encarando os testes internos das fraquezas, ainda não completamente curadas, o sábio pode determinar seu próprio destino escolhido. Nada nem ninguém poderá pará-lo. Força nunca é usada para dominar. Ao contrário, conversa paciente e persuasão inteligente são os instrumentos cirúrgicos da determinação ". 
Brahma Kumaris

Escreva porque você tem tendência para escrever.
E se não fizer sua natura vai se revoltar contra você,
Tô falando como psiquiatra e não como amigo.
L.G.R.M.


Hoje é um dia de segunda-feira, uma segunda-feira qualquer de um inverno agonizante com o sol lindo que fez – e que há de se vingar em agosto, pois estamos no penúltimo dia de um julho de 2012. É uma segunda-feira que seria chata, enfadonha e arrastada como qualquer outra, não fosse essa angústia que me corrói, lembrança que me dói ao trazer à tona a memória de tantos conselhos pra que escrevesse.
Desde já, vou começar pelo estranho. Estranhamente faço agradecimentos no início – porque, afinal, esse não é um texto comum e sim fruto, ou quem sabe espinho, da terapia (pra quem não sabe, há quase um ano embrenhei pela Experiência Somática (Somatic Expirience – SE, criada pelo Peter Levine). Disse fruto ou espinho, mas penso que as analogias de caminho ou encruzilhada descreva até melhor. Explico: atualmente o terapeuta é junguiano e também formado na SE, daí o cruzamento – corpo e símbolos. Os agradecimentos vão, em primeiro lugar, para Luisinho – Luis Germano Ribeiro Machado, autor da 2ª epígrafe acima. Mas também ao seu pai, Germano Machado, meu mentor, quem vivia me provocando pra que o fizesse, mas achava-me demasiado inseguro para tal. A Ricardo Soares, quem até já concebeu uma coletânea de contos pra falar das dezenas de mudanças que fiz. Vida de eremita urbano é isso aí. E ainda, pra não ser injusto, agradeço a Reinaldo Pamponet a provocação – dizia q’eu devia escrever pra botar pra fora minha inte... essa palavrinha que nem ouso dizer o nome.
No domingo antepassado Carliane Cordeiro foi quem deu a deixa, se disse emocionada com o escrito pro Dia do Amigo (embora meu amigo, inspirador, jacente nas entrelinhas nem tenha lido e/ou comentado). Levei a inquietação à terapia pensando o seguinte: deixei de escrever pra cuidar da vida prática, da sobrevivência. Não caberia ao filho de proletários divagar em textos enquanto não tivesse o que comer, beber, vestir, água, luz, impostos... Depois, veio a universidade. Mas aí... afinal, na academia não é recomendável que discentes escrevam bem. A amiga Flávia Telles o fez e levou uma bronca do professor de Metodologia Científica. Buemba, buemba!  Chama o Simão, urgente, pra ele pingar colírio alucinógeno nas teclas e enlouquecer a máquina datilográfica. Assim a tecla sobe, ah, ha. Mas, então, se deixei de lado a escrita pra sobreviver e mesmo assim não tô conseguindo bem, é melhor retornar ao que sou, me virar em textos, pois, quem sabe assim sobreviva melhor? ! (Uma dedução lógica é que a gente sobrevive melhor quando trabalha com o que é abundante em nós).
Devo agradecimentos também às mulheres especiais que mais que influenciarem minha vida, foram e são, a vida inspirada em mim. Graciela, quem me cedeu espaço nas orelhas do seu Gaia Poiesis – o que foi honroso e marcante. Sarah, ápice de amor vivido, que se faz própria em palavras. A Debe que elogiava meus e-mails mas não permanecemos no mesmo meio. Luba, escritora em carne viva, que virou água e bebeu a mim. Liti por quem platonizei algumas mensagens. E a Pleta, pois escrevemos alguns insignes rascunhos, já que o amor não é acabado. Mesmo a Lili, então estudante de Letras, quem disse que não escreveria mais pra mim, porque eu escrevia bem demais (acho que as lentes dela estavam trocadas), c’est la vie. Também a Helô Costa e Leila Rocha quem me apontaram a vocação de escrever projetos. Dulce, a quem o amor se elevou como àrvore alta e os frutos não podem ser colhidos.Fernanda Parente, amiga-irmã e sócia, vive provocando que a gente rediga As personagens que Jorge não escreveu. E, por último, mas primeira, à Mamãe – que nos estimulava a escrever cartas pra participar de promoções nas emissoras de TV – a acho que nunca o fizemos. 

Ah, além da deixa de Carli, ouvir Perfil de Gonzaguinha agora à noite estimula a inspiração. Pois é, há um quê de gratidão também a Saja – em palestra na Eletrocooperativa, disse “a arte, meu amigo, tem a ver com cura”. E aqui estou, me virando em textos pra ficar curado. Embora receoso do que possa botar pra fora. Porque se de poeta, médico, filósofo e louco todos têm um pouco, digo que de profeta também. Mas não quero ir de encontro ao azar. Afinal, nesse nosso País de golpe de estado eminente – quando policiais federais são assassinados porque cumpriram o dever de investigar e indiciar criminosos, é melhor guardar a língua na boca, viver sob a (tácita) lei do silêncio.
Depois, outro obstáculo que me impunha, corroborando com a primeira epígrafe, era alegar o alto percentual de analfabetismo e não leitores nessas plagas de Adonias Filho, Jorge Amado e João Ubaldo. Afinal, essa Terra da Felicidade, mãe Medeia, parece ter inspirado os versos do Guerreiro Menino Gonzaga:
Você deve estampar sempre um ar de alegria
E dizer: tudo tem melhorado (...)
Você merece, você merece, tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba e amanhã, Seu Zé , se acabarem com seu carnaval
Você merece, você merece (...)
Um diploma de bem comportado
Mas não fui nem sou. Gostaria até de ser, doeria menos. Sofreria menos. Daria menos murro em ponta de faca, bateria menos cabeça.
Pois é. E fico por aqui. Esse texto virado é só um prólogo. Daqui em diante, me virarei para vir a ser, escrevendo.
Salvador, 30.VII.2012

38 comentários:

  1. Olá Alexandro.

    Quem tem a escrita nas "veias da alma", pode tentar fugir, escapulir da "sina" das letras. Mas, condenado", chega o dia de cumprir a literária "sentença".

    Parabéns por começar seu Blog.

    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs, rs, rs. Muito obrigado, Apon. Pois é, né... mania de cepistas, rs. É muito bom re-encontrar-se.
      Estamos nessa.
      Abraços

      Excluir
  2. Tem que escrever sim! Tem que buscar ser feliz! Não devemos fugir do que alimenta nossa alma! Beijos, Débora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, Debe. É muito bom contar com incentivo como o seu. Afinal, vc é uma das inspiradoras. Beijos!

      Excluir
  3. Gosto muito do seu jeito de escrever, quebrando os moldes e se entregando. Muito bom isso, nesse mundo de máscaras! Ler alguém, direto da alma, beber da fonte da inspiração! Um beijão! E já estou com sede de mais!!
    da amiga, Aloá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Aloá. Seu comentário produz, a us só tempo, uma alegria, entusiamos e estímulos tão grandes que... vou continuar escrevendo. Espero, até a meia noite, homenagear a memória do grande Batatinha.
      Beijos

      Excluir
  4. carissimo, o pintor é tomado por algo que ele chama de inspiração e diz: " é isso que eu devo fazer". Ele está em presença de algo que ninguém imagina o que é, porém essa inspiração requer trabalho e paixão. As vias indeterminadas da arte levam o artista a produzir algo que ele não esperava mas entrevia; que você , com a sua arte de escrever, nos mostre aquilo que nós não vemos e nos conduza, pelo seu pensamento, a pensar tambem o belo, a felicidade e a realização. Isso é o que eu desejo para você. Conte com as minhas oraçãoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas orações, Pe. Ireneu. Essa capacidade de discernir e desvelar dos joaninos é uma marca que espero (ob)E por favor, mantenha as preces - quebram olho grosso, rs. E que os dons de Deus cresçam em nos sem cessar. Assim é!

      Excluir
    2. ...Querido Alexandro, me tornei totalmente emocionada com a facilidade(Dificuldade?) em que expõe de maneira indizível suas angústias, sua poesia interior, seu modo de "ser" na vida...foi como se estivéssemos conversando aqui, sentados no sofá, com a nítida sensação que as mazelas todas são nossas...nos pertence para nos indicar o caminho do sorriso do amor...da compreensão que apenas o que está "dentro" de nós é que vale ouro...(continue "se" garimpando...você já tem este ouro por todas os lados, por todos os poros...)Receba meu forte abraço...Glória Aquino.

      Excluir
    3. Pois é Glória: os pecados são todos meus, os filhos são todos são, digo, os textos todos vão à cura.
      Muito bela também sua forma de reagir/fruir. Quando pintar um oportunidade de escrever a quatro mãos, vou lhe convidar, rs. Beijo.

      Excluir
  5. Bem-vindo ao clube dos loucurados escreviventes que literatuam visceralmente se virando e se revirando nas palavras, versos e reversos do que nos tornamos.
    Longa vida a tua pena transmutante, para que ninguém sinta pena do escritor que poderia não ter sido, agora que vem a ser!
    Há braços!
    Ivan Maia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivan. É muito bom contar com o estímulo de suas palavras descontruídas, de sentidos ressignificados. Vamos adiante na stutifera navis.
      Abraços,

      Excluir
  6. Parabéns Alê! Vc tem talento e percebe-se que escreve com paixão e maturidade. O texto flui com leveza. Concordo, especialmente, com duas pessoas que cita em seu texto: o autor da segunda epígrafe...sim, vc tem tendência, portanto, não contrarie a sua natura! E concordo com Saja..."a arte tem a ver com cura" (perfeito!) Acho que encontrou um bom caminho para realizar suas curas. Sucesso nessa caminhada! Beijo! Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jane. Vc foi ao pontos. São 2 citações q escolhi pra começar porque me motivam muito, muito. Grato por sua palavras. Beijo.

      Excluir
  7. Amigo,
    desculpa a ausência (novamente). Só agora li o seu blog e... ADOREI!!! Vc realmente se entrega na escrita. Já salvei como "favoritos" só que senti falta de mais textos que, espero, não demorem.
    Assim que der me comunico melhor.
    bjs carinhosos
    Helô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helô, sua ausência é sempre presente ´já que comungamos de sentidos e propósitos, a palavra é só ferramenta e eco.
      E muito obrigado por torna-me um seu favorito, rs.
      Beijos

      Excluir
  8. Querido,

    Que bonito texto para abrir seu caminhar no universo dos blogueiros! Desejo tudo de absolutamente bom nesta empreitada e obrigada pela preciosa citação a qual tive direito em suas linhas.

    Um forte abraço e tudo de bom,
    Sarah

    ResponderExcluir
  9. Adorei, continue a escrever sim, nao so por vc, mas para o outro e para a cura global.
    bjs
    g

    ResponderExcluir
  10. bem vou continuar seguindo seu blog, gostei muito.

    g

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Alexandro

    Parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo.
    O desafio agora é manter o blog sempre atualizado, o que exige bastante dedicação.

    Abraço e sucesso.

    Jefferson Santiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jefferson
      Agora a 2ª publicação já foi feita - inclusive dedicada a vc, agora falta o comentário da fruição.
      Grande abraço,

      Excluir
  13. Condensar em palavras o que vem ao peito e à mente, é a arte da comunicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Karen. Assim, ajuda a pensar-se - coisas q nem sabia q tinha, rs. Beijo

      Excluir
  14. Hermeto Pascoal costuma dizer, referindo-se à música como um belo e sagrado ofício, que "o saber tem que vir depois do sentir". Essa frase vale para tudo o que nos move e nos dá o sentido para viver. E eu diria ainda que antes mesmo do 'saber' e do 'sentir', há a coragem de saber e de sentir. Avante! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Laurinha. Pois, coragem e sabedoria são, mesmo, valores da busca da cura. Beijos pela sensibilidade e pelo incentivo.

      Excluir
  15. "Velho!!!" É assim que costumo ouvi você me falando, Alexandro. Depois, vem as expectativas: "Tem um projeto tal...". E aí, até conversamos sobre algumas coisas, mas na prática, às vezes as coisas ficam mais difíceis, quando não se começa! Isso aqui, sim! É um parto de uma ideia, de uma força. Hoje, ouvi na rádio, sobre o lançamento de um livro - "Parto com amor". Não sei de quem é, porque escutei rapidamente. E acredito que, com amor, realmente, bons textos irão nascer, independente de como estamos percebendo o quão precisamos ficar calados em certos momentos neste mundo e de como pode ser trabalhoso colocar pra fora tudo que pensamos e acreditamos. Eu estarei seguindo seus filhos textos! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denis, é isso. Arregaçar mangas, por mão na massa, fincar o pé na terra. O amor é grão, tem q morrer pra germinar para que floresça a felicidade pra toda a humanidade. Forte abraço,

      Excluir
  16. Querido,

    Very well written! Delicious! I know how honest and creative you are in all areas of life. I see this blog as a begining of a new life, happy and satisfying. Keep your inspiration high! Don´t stop!
    The difficulty of every day survival doesn´t have to be an obsticle
    for writing.Vice a versa. Often times the inspiration comes from suffering.

    Good luck! I love you,
    Natalie

    Muito bem escrito! Delicious! Eu sei como honesto e criativo você está em todas as áreas da vida. Eu vejo este blog como um início de uma nova vida, feliz e satisfatória. Mantenha a sua inspiração alta! Não pare!
    A dificuldade de sobrevivência não tem que ser um obsticle
    para writing.Vice uma versa. Muitas vezes a inspiração vem do sofrimento.
    Boa sorte,
    Com muito amor,
    Natalie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Natalie - a cura leva a descoberta da "Verdade tão antiga e sempre nova" como disse sto. Agostin de Hipona. O propósito é transpirar por mim e por tod@s.
      Beijo

      Excluir
  17. Acho que os criadores estão em permanente processo de criação de si mesmos. E é nesse ir e vir a si mesmo, nesse vir a ser, que lhe desejo enormes alegrias. Em tempo, adorei a menção à sua mãe :-) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, é isso: como braçadas na jangada, ondas batendo no casco. Criar, recriar-se. Obrigado, vc matou a charada. Abraços pra toda família.

      Excluir
  18. " ...a gente sobrevive melhor quando trabalha com o que é abundante em nós)."
    Estou impressionada com suas palavras, que são muito acima dos meus pensamentos, mas eu tenho em abundância sentimentos guardados, que entram em erupção e me queimam por dentro. Antes sofria demais, não sabia o que fazer, sofria, doía, amargurava o meu ser, até, aos 11 anos, eu aprender a escrever (digo até, de forma bem singela, vomitar) e conseguir colocar "pra fora" toda minha energia nascida e criada para o mundo, que não tinha a menor noção de usá-la. Hoje, uns diazinhos depois, compreendo essa minha inquietude e coloco tudo, de uma forma bem egoísta no meu blog.
    É verdade, isso cura. Mas também adoece quem não compreende. Mesmo assim não tenha medo de doar(-se) o que tem em abundância no seu ser.
    Já era fã, hoje sou (per) seguidora do seu blog, dos seus escritos...
    Beijos
    P.S.: Obrigada por tudo o que fez por nós em sua terra bendita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Taty. Que bom q vc também cura na catarse, assim, sinto-me acompanhado e mais forte ;-).
      Beijão

      Excluir
  19. "...quem vivia me provocando pra que o fizesse, mas achava-me demasiado inseguro para tal...." As vezes a gente pensa que está dizendo bobagem e está fazendo poesia.
    Prazer em conhecer a sua arte de escrever Alex.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Virgin
      Prazer em tê-la como leitora também \o/
      Muito obrigado e partilhe com suas amizades. Quem sabe assim, deixe (ou diminua) trabalhos técnicos pra me dedicar mais à escrita.
      Beijos

      Excluir
  20. OI QUERIDO,
    Quis comentar direto no blog, mas minha incompetência não me permitiu. Depois tento...
    Estou encantada com a iniciativa! Concordo com Saja, quando diz que a arte cura. Descobri isso faz tempo...Escrever então, cura até paixão não correspondida. Vou ficar leitora dos seus
    escritos. beijos
    vera.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, Vera! Imagina o meu encanto - espanto de surpresa - com quase 500 acesso em 2 semanas \o/
    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe comentário, seu estímulo é muito importante. Obrigado!